Cumpriu-se o prometido.

Cumpriu-se hoje o prometido no Martinho da Arcada.
Uma Lisboa que se sonha reabilitada, repovoada, devolvida aos que nela querem viver, trabalhar e criar as suas famílias. Uma Lisboa pensada na auto-suficiência da sua vida de bairro.
Uma cidade que sonha ter o seu Terreiro do Paço devolvido. Que exige ser ouvida e ter a última palavra sobre aquilo que é seu. O seu chão sagrado.
Lisboa, cidade capital limpa, segura, com vida dentro dela.
Metrópole europeia que quer desfrutar do seu rio, parte indiscutível da sua história e que não o quer ver sonegado.
História construída, visível no seu património edificado e reabilitado. História também das suas gentes, do seu legado cultural e o absoluto respeito que inspira e o que faz com que tantos a busquem.
Lisboa com sentido, merece esta candidatura.
As paredes do Martinho da Arcada vão guardar as palavras aqui proferidas pelo Candidato Pedro Santana Lopes.
São sábias e reconhecem quem lhes quer bem.

2 comentários:

Rui Mateus disse...

Caro Dr. Santana Lopes

Continuamos todos sem saber o que pretende fazer acerca da situação vergonhosa do Bairro Alto e de Santos, onde as pessoas vivem pior do que em qualquer bairro de lata. É uma questão muito importante de saúde pública mas ainda não o ouvi pronunciar-se sobre as suas orientações programáticas.


Cumprimentos
Rui Mateus

Campanha disse...

Caro Rui Mateus,
Concordo com o seu adjectivo sobre o que se passa no Bairro Alto e em Santos.

No anterior mandato procurei devolver a qualidade de vida e a segurança a estes dois bairros, com uma intervenção de fundo que, no Bairro Alto passou pelo encerramento do trânsito a carros exteriores, a reabilitação de inúmeros edifícios pombalinos, a limpeza integral e sistemática das ruas e o reforço do policiamento. Foi ainda construído o silo automónel na Calçada do Combro com lugares preferenciais para os residentes. Em Santos também a construção do parque de estacionamento do Largo Vitorino Damásio respondeu a uma carência sentida pelos Lisboetas que ali habitam.

Hoje, para além da continuação da reabilitação urbana, uma das questões que mais preocupa as pessoas é a segurança e o descanso a que têm direito. Já tenho feito declarações no sentido de estudar a compatibilização dos direitos dos residentes com a vida dos estabelecimentos do Bairro, no respeito da Lei. António Costa andou a baloiçar com os horários de encerramento dos estabelecimentos, como se a questão fosse apenas essa. Para já, impõe-se maior fiscalização e vigilância sobre o ruído, a segurança e a limpeza. Os horários não se marcam à experiência. Requerem um estudo e um contacto local mais aprofundado e continuado.

Uma das razões que me levam a recandidatar-me à Presidência da Câmara de Lisboa é, exactamente, dar continuidade a um programa de requalificação e repovoamento dos bairros históricos que, se continuassem assim, só teríam o problema da desertificação agravado.

Muito agradeço o seu contributo e despeço-me com os melhores cumprimentos,
Pedro Santana Lopes