Vozes consonantes

Os empresários turísticos Jorge Ribeiro de Almeida, presidente do grupo de hotéis Vila Galé; Miguel Júdice, presidente do grupo Lágrimas, e vice-presidente da Associação de Hotéis de Portugal; e, José Carlos Pinto Coelho, presidente do grupo Onyria (que integra o hotel da Quinta da Marinha) e, também, presidente da confederação de Turismo Português, percorreram algumas das zonas de destaque da cidade, num circuito em autocarro aberto, da Carristur. O jornal Expresso (13.06.2009), relata-nos essa viagem e partilha com os leitores algumas das ideias defendidas, por estes três empresários, para desenvolver o potencial turístico de Lisboa, que, segundo referem, pode tornar-se «uma capital europeia de negócios nos próximos cinco anos».

Congratulamo-nos com as ideias, não só porque todas as reflexões são bem vindas, mas, e também, porque as suas opiniões vieram confirmar que a nossa politica para o desenvolvimento do potencial turístico de Lisboa caminha no melhor sentido. Não que existam dúvidas sobre o rumo traçado e a incrementar, mas o nosso trabalho ganha ainda mais força ao sentirmos que há uma maioria de vozes consonantes com aquilo que defendemos.

Miguel Júdice, Jorge Rebelo de Andrade e José Carlos Pinto Coelho, puderam assim concluir, durante a viagem, aquilo que o nosso candidato há muito defende: é necessário investir na reabilitação urbana. É imprescindível criar uma rede de transportes eficaz de forma a reduzir o afluxo de automóveis no centro da cidade. É fundamental limpar e cuidar do mobiliário urbano. É indispensável divulgar e promover a História da cidade e o seu Património. É forçoso investir mais e melhor nos aspectos culturais da cidade, desde a cultura mais popular à mais erudita. É essencial envolver os cidadãos com a sua cidade em geral, e com os seus bairros em particular. É elementar a valorização das características únicas e naturais da cidade, como o rio ou a proximidade ao mar.

Em verdade, a maioria dos comentários emitidos, por estes três empresários, ao longo do circuito, reforçam a certeza do abandono que António Costa tem oferecido à cidade. Se assim não fosse, talvez José Carlos Pinto Coelho (presidente da Confederação do Turismo Português e do grupo Onyria) não tivesse tido oportunidade de verbalizar – o que não é bom de ‘ouvir’ – enquanto passeava pela Baixa Pombalina: «Isto é realmente feio.» Disse. «E não estamos num subúrbio, mas na parte nobre da cidade. Com que ideia sai esta gente (turistas) que está aqui a passear connosco?»

Pois é. Boa pergunta! Se calhar saem com a ideia de que Lisboa, por enquanto, não tem um presidente na Câmara Municipal.

2 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso adorei ler este artigo. Alguém a escrever num jornal aquilo e todos nós pensamos todos os dias: O que pensarão os turistas quando vêm a Portugal e visitam Lisboa - Capital de Portugal?

Arrebenta disse...

Agora, é preciso avançar, e dar-lhes outra vez a lição que merecem :-)