Para se saber

TSF
Ana Gomes acusa Santana Lopes de «parolice, despesismo e provincianismo abjecto»
Hoje às 12:51, in TSF e também no Público

A eurodeputada socialista Ana Gomes fez, este domingo, um ataque cerrado a Pedro Santana Lopes, acusando-o de «parolice, provincianismo abjecto e despesismo» por tentar contratar o arquitecto Frank Gery para remodelar o Parque Mayer em Lisboa.

As críticas ao ex-presidente da Câmara de Lisboa, que agora volta a candidatar-se à presidência da autarquia da capital, foram feitas por Ana Gomes durante um encontro de candidatos socialistas ao Parlamento Europeu com arquitectos da escola do Porto.

«Senti uma grande fúria quando em Lisboa, por um provincianismo abjecto, se encomendou não se sabe bem o quê ao arquitecto americano [Frank Gery] e quando em Portugal há arquitectos de extraordinária qualidade e reconhecidos internacionalmente», acusou a eurodeputada.

Segundo a ex-embaixadora de Portugal na Indonésia, o executivo de Santana Lopes seguiu uma opção «parola e que «originaria uma despesa incomportável».

«Penso que os responsáveis políticos, sobretudo ao nível local, têm de tirar as devidas lições deste 'flop', em particular o dr. Lopes. Espero que essa candidatura [de Santana Lopes] não tenha nenhuma hipótese de sucesso», acrescentou.

Em Leça da Palmeira, no encontro com os arquitectos, estiveram o presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, o cabeça de lista socialista às europeias, Vital Moreira, bem como os candidatos da sua lista Capoulas Santos, Elisa Ferreira, Correia de Campos e Manuel dos Santos.

10 comentários:

Jorge Tadeu disse...

Essa senhora é realmente muito mal-educada. É incrivel como temos representantes do nosso país no parlamento europeu com tanta falta de maneiras.

Anónimo disse...

Que vergonha para o nosso país ter representantes destes no parlamento europeu. Ou será em Sintra? ou no Parlamento Europeu... estou confuso...

Anónimo disse...

Dr. Santana não ligue a esta gentalha. Lisboa é o que interessa. Eles estão é com medo.

Hugo Correia disse...

Para a Ana Gomes e todos coléricos em geral:

«Contra este te encolerizas, depois contra aquele; [...]contra os pais, depois contra os filhos; contra os conhecidos, depois contra os estranhos; por toda a parte abundam os motivos se o espírito da conciliação não acode. De um lado para o outro te transportará a cólera, e, com o passar do tempo, novos motivos darão à tua raiva um alimento perpétuo. Ah, infeliz, quando chegarás a amar? Quanto tempo precioso perdido com coisas vis!» SÉNECA, Da cólera

«Saibamos não acusar uma injúria, já que não sabemos sobrelevá-la. É necessário que vivamos em companhia do pacífico, do sumamente acessível, do que nunca está torturado ou mal-humorado; nós formamos os nossos hábitos a partir do que nos rodeia e, tal como certos transtornos se comunicam por contágio do corpo, assim a alma propaga os seus defeitos ao próximo. [...] Aquele que vive entre homens pacíficos não apenas se torna melhor, como também não encontra motivos para se agastar, não praticando assim os seus defeitos. Devemos, por conseguinte, fugir daqueles que sabemos susceptíveis de excitar a irascibilidade.» SÉNECA, Da cólera

«Conta-se que Sócrates, contundido por um empurrão, limitou-se a comentar que era deplorável um homem não saber quando devia sair com o capacete posto. O importante, pois, não é o modo como a injúria é feita, mas o modo como é suportada.» SÉNECA, Da cólera

«Aqueles que, não nos conhecendo suficientemente, pensam mal de nós, não têm o poder de nos prejudicar: não somos nós o alvo dos seus ataques, é o fantasma da sua imaginação.» LA BRUYÈRE, Os caracteres

Um abraço para a Ana Gomes e todos os coléricos em geral. Estarão certamente mais necessitados destes afectos.

André Souto disse...

Que má educação. Critica é uma coisa. Ofensa são outra. Se fosse o meu neto de 5 anos a dizer isto, punha-o de castigo e levava uns tabefes.

José Freitas Nunes disse...

Não ligue, Dr Santana. Vozes de burro não chegam ao céu... nem à Câmara de Lisboa... nem a Estrasburgo, nem a Sintra, se o povo for justo.
Lisboa é o que interessa. Lisboa é qu necessita do Sr.
Conte connosco. Conte com os Lisboetas para fazer uma cidade com Sentido

Jorge Assunção disse...

A moral desta "senhora" está espelhada na sua boa-educação. Que esteja contra opções está no seu direito de as dizer. Ofensas e baixo-nível não!
Nem sou seu partidario, Dr. lopes, mas estas coisas irritam-me.
Como diz a sua campanha, isto são coisas "sem sentido". A ver vamos se a sua próxima gestão da CML vai ter o sentido que aqui apregoa.
Para bem dos lisboetas, espero que sim

Joana Esteves disse...

Dr. Não ligue ao que eles dizem. Elevação e propostas concretas é o que Lisboa precisa. Deixe os cães ladrarem. A Caravana vai, de certeza passar. Para o bem de Lisboa

teresa mendonça disse...

Dr. Santana Lopes
Partiram-se os espelhos todos em casa da senhora "embaixadora"? Que nível, nas necessidades andam todos zonzos?

florbela silva disse...

Companheiros e Companheiras,

Não posso deixar de manifestar a minha estupefação, surpresa e "estupidificação" quanto à atitude da Sra Dra Ana Gomes.
Segundo informação pública, a ex-diplomata está é candidata ao Concelho de Sintra, não deveria estar a preparar a Campanha para este território??- Ou será que agora é estratégia do PS colocar candidatas em defesa da honra perdida, quais "padeiras de Aljubarrota"???
Curioso, hoje precisamente a Sra Dra Edite Estrela, no "rancho" nortenho de Campanha por Dr. Vital Moreira, desatou a "zurpir comentários" como resposta e trocas de galhardetes com elementos populares de alguma orientação comunista... o normal seria não se desatar aos gritos um pouquinho "histéricos" (talvez desgaste de defender os nossos direitos de cidadania europeia).
Há pois é...Zé, Zé ... os tempos estão a mudar e o verniz a estalar, pelo que, na minha modesta opinião deverão as pessoas visádas manter o brio, educação académica e equlibrio emocional, com que sempre nos pautamos.

FORÇA Dr. Santana Lopes
FORÇA por Lisboa
FORÇA pelo Amor a esta Capital de Portugal

Flor