Descubra as diferenças

O Dia Europeu Sem Carros começaria hoje na capital com um fait-divers fabricado à medida ligeirinha do circo mediático. Felizmente, terminou com um momento de política a sério vivido no auditório Keil do Amaral em Monsanto, lugar escolhido pela Coligação "Lisboa Com Sentido" para a apresentação do Programa de Sustentabilidade e Competitividade para a cidade.

À tarde foram apresentadas soluções concretas nas áreas do ambiente e da energia por Pedro Santana Lopes e Lívia Tirone, arquitecta pioneira na área da construção sustentável. De manhã houve lugar ao desvario.

O ainda presidente da CML decidiu colocar em despique o Metro de Lisboa, um Porsche e um táxi, numa competição que terminaria com a vitória de uma bicicleta. O objectivo de António Costa foi demonstrar que um automóvel, mesmo de alta cilindrada, não consegue circular em Lisboa na hora de ponta.

Naturalmente, não é preciso ter o Q.I. de um Einstein para fazer a pergunta evidente: "Mas Costa não tem responsabilidades no trânsito caótico diariamente sofrido pelos Lisboetas?" Pois tem. E de que maneira. Só que é mais fácil sacudir a água do capote e dar a volta ao prego, como diz o povo. Ou seja, distrair as atenções e tentar colar-se a um meio de transporte - o Metro - para cuja eficácia nada contribuiu.

Não satisfeito ainda, António Costa ensaiou a ironia com os desnivelamentos propostos por Pedro Santana Lopes para a cidade, fingindo não perceber o seu alcance na melhoria do tráfego para os transportes públicos e as famílias, obrigadas a deslocar-se de automóvel entre a casa, a escola dos filhos e o trabalho. Brincou, em suma, com soluções evidentes para os Lisboetas na resolução do problema da mobilidade que ele, Costa, tanto agravou.

Hoje, ficaram bem patentes as diferenças no conteúdo de ambas as candidaturas. De um lado, a Coligação "Lisboa Com Sentido" apresentando respostas e caminhos para uma cidade com qualidade de vida. Do outro, uma triste manobra de manipulação eleitoralista. A escolha, no dia 11 de Outubro, será tudo menos difícil.

0 comentários: