É revelador da arrogância da candidatura de António Costa a forma como comenta aqui a alegada sondagem da Marktest, hoje divulgada. Para os socialistas, a denúncia da manipulação estatística a que assistimos é apenas uma “queixinha”. E em nada lhes importa que os Lisboetas sejam o joguete da desinformação instalada.
À enorme margem de erro do trabalho realizado, à insignificância da amostra e das respostas recolhidas junto dos que reconhecem ir votar, em número – pasme-se – de apenas 292, soma-se a data inopinada escolhida, em pleno regresso de férias.
Para a candidatura de António Costa, nada disto importa. É pena que assim seja e não privilegie a verdade. Dizem os socialistas que Pedro Santana Lopes continua o mesmo de sempre. Na realidade, o que parece continuar sempre igual é fraca qualidade das sondagens da Marktest. Bastaria recordar aquela que, em 29 de Outubro de 2001, dava a João Soares – derrotado por Pedro Santana Lopes nas eleições – uma vantagem de 8 pontos.
Se há efectivamente coisas que não mudam, são estas. Mas deviam mudar. A bem da qualidade da informação e da defesa dos cidadãos, verdadeiros alvos destas jigajogas sem graça nenhuma. A democracia não é algo com que se brinque.
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1 comentários:
Muito interessante. Há uma tentativa de desinformação gritante com esta encomenda feita à Marktest. Parece que muitos jovens não têm rede fixa e apenas usam a rede móvel. A empresa de sondagens tb. não informou quantas pessoas não atenderam o telefone por estarem em férias. Creio que PSL pode ganhar as eleições e daí poder contar com o meu voto.
Manoel Nascimento Carrillo
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