Marchas Populares saem hoje à rua

Em véspera do dia de Santo António as Marchas Populares de Lisboa desfilam na Avenida da Liberdade a partir das 21h30, com transmissão em directo na SIC.

Em noite de tradição popular as associações recreativas e os clubes de cada bairro de Lisboa descem a Avenida da Liberdade competindo pela melhor marcha, música, fato e coreografia.

Conheça aqui a programação

A história das Marchas Populares até ao dia de hoje

Tudo começou há 77 anos atrás. Estávamos em 1932 quando se realizou o primeiro concurso das Marchas Populares de Lisboa. Em resposta a um desafio do então director do Parque Mayer, Campos Figueira, o jornal Diário de Lisboa e o Notícias Illustrado promoveram as Marchas Populares que foram organizadas por Leitão de Barros e por Norberto de Araújo. Nesse ano participaram seis bairros: Alcântara, Alfama, Alto do Pina, Bairro Alto, Campo de Ourique e Madragoa.

Integrado nos tradicionais festejos dos Santos Populares e nas Festas de Lisboa, em 1934 realiza-se pela segunda vez o concurso das Marchas Populares de Lisboa, o qual passa a ser organizado, a partir desta data, pela Câmara Municipal de Lisboa. Nesse ano participaram 12 bairros lisboetas: Ajuda, Alfama, Alcântara, Alto do Pina, Bairro Alto, Benfica, Campo de Ourique, Madragoa, Mouraria, Santo Amaro, São Vicente e Sete Rios.

Até ao ano de 1970 as Marchas Populares não se realizaram todos os anos, tendo-se verificado alguns interregnos, sendo que o maior deles todos foi de 1970 a 1980. Após dez anos de ausência as Marchas Populares de Lisboa regressam em 1980 e voltam a dar vida à cidade de Lisboa em noite de Santo António.

Só a partir de 1988 é que as Marchas Populares passam a decorrer todos os anos, sem interrupção, até ao presente ano.

As Marchas Populares mobilizam milhares de pessoas e são já uma referência cultural importante na celebração das tradicionais Festas da Cidade de Lisboa, sendo um cartaz turístico para todos os habitantes e visitantes nacionais e estrangeiros.

Esta noite a Avenida da Liberdade volta a encher-se de vida, música e cor. São as festas de Lisboa e a cidade espera por si!

1 comentários:

Afonso Dias disse...

Para mim, é Santo António todas as semanas, já que moro ao pé de bares e tenho que ouvir barulho até às 4 da manhã quase diariamente.
Enquanto a CML não souber oferecer qualidade de vida aos cidadãos e permitir que a noite lisboeta seja uma anarquia, onde as leis que se observam de dia não são respeitadas, Lisboa vai continuar a ser uma capital de 3º mundo