Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas


Celebra-se hoje, dia 10 de Junho, o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas.

Faz hoje também 429 anos que faleceu Luís Vaz de Camões.

Conheça alguns dos eventos mais importantes associados a este dia.

1 comentários:

Anónimo disse...

Neste dia emblemático de relançamento da nossa identidade, da nossa raça e língua portuguesa, a escolha de Santarém para as comemorações foi uma opção muito intelegente.
O ano de 2009 é marcado pelo recurso à "Lei da rolha", do silêncio e da reflexão da posição de Portugal perante os quatro cantos do mundo.

Os primeiros passos estão dados para a demonstração que a Cultura Latina assume uma relevância Internacional, tal reconhecimento começou a ser feito nos E.U.A. e veja-se o destaque de certas pessoas, tal como "Sottomayor" para o Supremo Tribunal de Justiça.

O regime Salazarista teve aspectos negativos, mas outros marcadamente positivos e iluminados, como os "Dia de Camões", aproveitando-se por se destacar diversas personalidades da vida social, civil e/ou militar.

Por fim, de ressalvar o discurso de S.Exa Sr. Prof. Dr. Cavaco Silva que salientou a inércia e o desinteresse que os Portugueses contrairam contra a política e contra os políticos, a impassividade crescente, apelando para uma mensagem de esperança, ... sim ESPERANÇA num Portugal emblemático e símbolo de conquista Internacional, voz e grito de grandes valores culturais, artísticos, demonstradores que não possuimos só a nossa identidade - Fado, Futebol e Fátima.
Compete a todos nós deixarmos presente para as novas gerações o quanto Potugal foi e ainda pode ser uma expressão em termos internacionais, para isso, temos que lutar todos os dias contra os sinais e forças obscuras que contrariam tal direcção.

Este é o momento tecnologico de expansão global que temos que agarrar com - "cabeça, tronco e membros" .

Viva a República Democrática de Portugal

Florbela da Silva