Lê-se agora e não se acredita


“Até ao final de 2009 deverão também ter início os trabalhos para transformar o Mercado do Chão do Loureiro num silo automóvel, obra a cargo da EMEL e de uma empresa privada. Além dos dois elevadores, a autarquia conta também criar um restaurante panorâmico no cimo do edifício.” (Boletim Informativo da EMEL)

Mais o exemplo de uma obra parada há 3 anos e que tanta falta faz aos moradores, comerciantes e turistas.

Então o projecto que foi suspenso, volta agora a arrancar, anunciado em parangonas, na véspera de eleições? Quem paga os erros e atrasos que, uma vez mais, são feitos?

Conheça a história desta obra.

Um dos locais de Lisboa onde existem mais problemas de estacionamento à superfície na baixa de Lisboa é a Baixa.

Ali ao lado, no Largo Adelino Amaro da Costa, existe um parque de estacionamento de 24 lugares que teve como receita diária por automóvel em 2007 a módica quantia de 1,41€ (contra 1,67€ no ano de 2006). Espantoso, não?

O local chama-se Mercado do Chão do Loureiro (desactivado pela CML no final da década de ’90) e, desde o ano de 2003 estava destinado a transformar-se em Parque de Estacionamento.

O projecto foi adjudicado em 2006 pelo Conselho de Administração da EMEL a quem a CML entregou a exploração do local. Já a EMEL tinha procedido à adjudicação da empreitada de concepção/ construção do Mercado à empresa Soares da Costa por cerca de 3 milhões de euros quando, e com a entrada em funções do actual executivo, o vereador com o pelouro do licenciamento urbano, o mesmo Manuel Salgado que agora tem grandes ideias para o local, recusou emitir a necessária licença de construção.

4 comentários:

MIGUEL VAZ SERRA disse...

Alfacinhas
Ontem tive dos dias mais felizes da minha vida na cidade de Lisboa.
Acordei, vi o azul do céu e pensei que o dia estava lindo e que nada me ia estragar essa ideia então,...saí..á rua..Olhei á volta e antes de pensar o que quer que fosse fiz de conta...Fiz de conta que podia andar no passeio sem carros estacionados até ás paredes dos prédios,fiz de conta que nos poucos sítios de passeio sem carros não havia porcaria de cão,fiz de conta que ao passar a passadeira os carros pararam para me deixar passar,que no asfalto não havia "caracteras" onde os carros partem os amortecedores e fazem manobras perigosas para se desviar dos buracos quando se dão conta mesmo em cima, fiz de conta que os pombos não voam por cima de nós a bombardear-nos com escrementos e que as velhinhas são brutalmente penalizadas por lhes dar mais comida,que a CML anda a fazer um trabalho exaustivo para decrescer dramaticamente as aves portadoras das mais variadas doenças e nocivas até ao património municipal e estatal, fiz de conta que as pessoas nas ruas de Lisboa olham umas para as outras com um sorriso nos lábios, que as lojas estão cheias de gente a comprar, que são felizes nos trabalhos que fazem, que têm tempo para disfrutar as famílias e amigos, fiz de conta que as escadas do Metro estavam limpas, que as luzes dos indicadores estavam acesas para nós sabermos para onde ir, que o Metro não tardou quase 15 minutos a chegar numa hora de ponta em que deveriam demorar 3 como máximo, fiz de conta que não ía esburrachado contra o vidro da porta da carruagem, fiz de conta que os Lisboetas cheirávam a lavado, que saí do outro lado a tempo e horas, que a "Baixa" estava limpa, cheia de turistas contentes de a passear, sentir e disfrutar , fiz de conta que as pedras dos passeios são porosos e que ninguêm escorrega, que não havia mais porcaria de cão nos passeios, fiz de conta que não vi uma velhinha a deitar um saco de lixo da janela do 2º andar para a rua, fiz de conta que o Terreiro do Paço estava limpo e toda a gente estava no Cais a ver o rio, que o businar desastroso dos Taxis não me faziam tapar os ouvidos, que as pessoas de cadeira de rodas andavam lado a lado conosco nos passeios limpos de carros e porcaria de cão, e na volta para casa...ao fim do dia...fiz de conta que tinha tido uma visão maravilhosa da cidade.Ontem fui feliz em Lisboa, porque ontem fiz de conta....

Filipe Pontes disse...

O Silo auto do antigo mercado do chão do Loureiro é um equipamento que faz muito falta às freguesias circundantes. É lamentável que o projecto esteja parado e sem solução à vista. Ouvimos falar de um elevador para o castelo no mesmo local, para turistas, mas não ouvimos falar em soluções para residentes. A única solução apresentada naquela zona as chamadas "bolsas de estacionamento" para residentes não tem solução à vista,a aprovada zona de estacionamento 47 Pedras Negras (prevista para o 4º trimestre de 2008) não arranca e os problemas avolumam-se. O caótico trânsito agravado pelo fecho do trânsito no terreiro do Paço revelam bem o desnorte de soluções para esta zona da cidade. Apetece dizer que quem ainda assim resiste em viver nesta zona da cidade ou não tem soluções ou é um verdadeiro Herói. Mas viver no centro de uma capital de um País não deve ser uma prova de resistência, deve ser,isso sim, um privilégio!

henrique santos disse...

Gostei muito de ler o seu comentário, é uma bela visão de Lisboa, que infelismente não existe; eu sou um alentejano com muitas costelas de Lisboa, 1º sai para me casar da pensão onde vivia na rua Augosto Rosa ali pertinho da Sé; nasceram as minhas duas filhas, logo, Lisboetas de guema; bem tenho que parar pois se eu fosse falar da Lisboa que eu amo, esta aqui horas; para sorte minha pois não sofro muito, agora vivo em Albergaria a Velha; espero que os lisboetas sejam clarividentes e votem no Homen que é de Lisboa e ama Lisboa, Pedro Santana Lopes

Anónimo disse...

Lamento não haver nada, ou pelo menos eu não vi sobre os mercados, os outros, os que vendem produtos alimentares. Que estão uma miséria,com a gestão incompetente e bimba há mais de 15 anos, na qual ninguém mexe e não se entende porquê. Nem sobre a defesa do consumidor na sua vertente de segurança alimentar que foi ferida de morte aquando da restruturação feita na CML com a extinção do departamento que virou divisão sobre a supervisão "qualificadissima" de um eng. civil com nenhuma sensibilidade para a matéria. E a transformação dos veterinários e tec. sanitários em fiscais de obras! A CML que tanto deu aos municipes de Lisboa ( e aos do País inteiro como modelo ) está neste momento na cauda no que concerne à preocupação com os consumidores.Mas que existem placas a indicar que existe segurança alimentar isso existem!!!
O que interessa é fazer de conta.
Qual o programa que PSL tem sobre esta matéria?