Duas vozes críticas à gestão de António Costa

José Miguel Júdice sobre o projecto para o Terreiro do Paço e Inês Pedrosa sobre o Pavilhão de Portugal; Duas críticas contundentes a António Costa e ao seu braço direito, o arquitecto Manuel Salgado.

Sobre o Terreiro do Paço, Júdice é categórico ao afirmar que o projecto nunca teria sido aprovado por si para discussão pública ou pelos especialistas, pois «afecta parte do núcleo essencial da praça», mencionando ainda o proposto traçado de prolongamento da Rua Augusta até ao rio, o qual «destrói a coerência de conforto e de passeio das arcadas, sem utilidade e, ainda mais, sem necessidade, também assim contribuindo para a cacofonia visual e policromática».

Já no que respeita ao Pavilhão de Portugal, a directora da Casa Fernando Pessoa não tem igualmente papas na língua: «Andou Siza Vieira a pensar aquilo e agora é usado de vez em quando para galas, casamentos e baptizados».

Há um ano que decorrem as negociações entre o executivo camarário socialista e o igualmente socialista Ministério da Cultura. Apesar disso, não apenas tem sido impossível chegar a um entendimento como ainda, revelando uma total falta de transparência do processo de negociação, a CML se recusa a divulgar o valor em causa para a aquisição do Pavilhão de Portugal, limitando-se a dizer que «é muito caro».

Cara, no entretanto, vai saindo aos munícipes a gestão do actual executivo, que oscila entre a indecisão e o marasmo de obra por um lado e, por outro, decisões apressadas como a do Terreiro do Paço, exemplo de erros que todos nos arriscamos a pagar num futuro muito próximo.

5 comentários:

grito silencioso... disse...

Duas vozes,não....Duas vozes mais ou menos conhecidas...Mas não são essas vozes que os vão tirar do poleiro.Somos todos!Os que andamos aqui no meio deste transito caótico,nestes Metros atrasados e cheios de gente,nestes passeios coberto de porcaria de cão,que a Polícia Municipal deve certamente gostar de ver pois NADA faz.Esse,nós, sim devemos ser ouvidos e entrevistados,que estes que vocés daõ voz,já a teem nas TVs da vida...e aqui..aqui grita-se em silêncio.Força Dr.Pedro,calma e confiança,que lá vamos chegar e pôr as coisas no seu devido sítio...

florbela silva disse...

A crítica estoica da Arquitectura,

De facto todas as cidades têm marca registada da sua cultura através do património histórico, e a nossa cidade, não é diferente das outras.
Errado está é andar a ser usada como balão de ensaio cujas edificações só servem para demonstrar as obras que se fazem nos diversos executivos.
No meu ponto de vista, quem deve governar em munícipos, tem que pertencer a essas terras, tem que ter acompanhado o seu desenvolvimento ... tem que ter raízes. Pois cada erro que cometer na criação arquitectónica tem que sofrer emocionalmente cada vez que passar nesses locais, e ainda estendo mais estas críticas, deve ser responsabilizádo pelo mau uso financeiro.
É disso exemplo, por exemplo a polémica ca construção do túnel do Marquês, o atrazo processual do Sr. "ZÉ" fez com que se perdessem milhares de euros... Quem está a pagar por este erro, capricho, equívoco????? Todos nós que somos vítimas de má governação.
Chama-se isto o "silêncio dos inocentes" mas somos culpados de quê? de confiar em executivos socialistas...
Fazer política é isto, o direito há indignação e nenhum cidadão deve calar a boca ... tal como estas pessoas sendo notáveis da sociedade e são ouvidas, cada um der nós tem o direito a expressar-se, nem que seja no dia-a-dia nas conversas de café ou quando se aguarda o autocarro.
Basta de tanta obra, só para justificar dinheiros para cada ano económico autártico justifique a entreda de mais meios financeiros no ano seguinte.

Um autarca eleito por sufrágio universal, tem que governar a sua autarquia como se fosse o seu condomínio e tem que respeitar a vontade dos seus vizinhos que o elegeram.

Viva o direito há indignação.
Florbela da Silva

Nuno Dias disse...

Exactamente, grito silencioso. São duas vozes conhecidas. Mas todos nós nós somos também vozes. E vamos tirar o poleiro a esta maltosa.
Gostava de perguntar uma coisa: o que faz um ateu numa procissão?

Catarina R Guerra disse...

Eu fui à procissão de Nossa Senhora de Fátima, a propósito dos 50 anos do Cristo Rei e, de facto, aquelas obras (que eu não conhecia porque vivo no Lumiar e estudo no Técnico - pelo que as obras não me afectam grande coisa) estragaram tudo. Os católicos ficaram num pequeno corte, o impacto foi menor, muita gente não conseguia ver a missa e não chegámos à comunhão, porque eu estava na parte do Terreiro do Paço e as obras impediram-me de passar (e bem andei eu às voltas)!
Gostava de dar um beijinho ao dr. Santana Lopes, que sei que é humano e tem grande sensibilidade para este tipo de coisas. Soube que esteve lá por causa da multidão que o quis abraçar e beijar e eu gostava apenas de elogiar a sua verdade. Não é hipócrita! Tem uma enorme sensibilidade, também religiosa. E agradeço-lhe (mais do que pela quinta das conchas, o túnel e etc.) pela reabilitação das Igrejas, abandonadas por certo e determinado tipo de GENTE (lisboa é gente? lol)...que até lhe tiraram o tapete!

Beijinhos

Catarina Guerra

Anónimo disse...

Eu,não sei o que hei-de criricar nesta administração do Dr.António Costa!!! Serão os passeios onde ,não falando dos deficientes,as pessoas possam andar,sem tropeçar num buraco,num cócó de cão,sei que é falta de educação dos donos dos caninos.Nunca vi ruas tão sujas e vivo numa zona das Avenidas novas.Temos que andar pela rua para não entortar os pés e não escorregar na calçada,arriscando sempre a vida.Políia na rua não se vê.Os assaltos são feitos à nossa frente.Os parques é o que se vê,Exp.Parque Eduardo VII.experimentem a entrar pela Sidónio Pais.Vejam aquele laguinho que o Cutileiro lá fez em cima no alto ao pé daquele montro ao 25 de Abril.(era para os putos tomarem banho,no verão)?! E o Pavilhão dos desportos?para que serve nos dias de hoje?faltam ginásio para as pessoas do bairro,e aqeuela estrutura desactivada.Porquê?Não me alongo mais,só peço é de não tornar a ver o Dr.costa a deitar uma mangueirada no rossio,para sua propaganda .Please Dr.Santana livre-nos deste.