LISBOA COM SENTIDO

Governar uma cidade é assumir o sentido da sua História, dar sentido ao seu projecto colectivo e dar sentido à vida das pessoas.
Quem protagoniza esta candidatura não se basta com os programas comuns. Em 2001 foi apresentado um programa denso, pleno de ambição, claro nos objectivos.
Tão claro que os seus adversários decidiram logo tudo fazer para tentar inviabilizar o que o Povo maioritariamente escolheu.
Nunca ninguém tinha assumido assim objectivos para Lisboa: Repovoamento, Reabilitação, Parque Mayer, Túneis, Espaços Verdes e Piscinas na Política de Bairros.
Sem Expos, sem empréstimos, sem vendas de património, com muito menos receitas, o trabalho foi feito. Concretizado onde maiorias de outros órgãos não recusaram e onde Presidentes da República não vetaram.
O principal, porém, não foi a obra em si. A Grande Mudança foi fazer, ou lutar por isso, o que fora anunciado nas eleições.
Desta vez, nada vai ser igual excepto essa garantia de respeito pelo programa anunciado. Porque o Mundo mudou muito, quase tudo tem de ser diferente.
Só por as pessoas saberem que é assim, se tornou possível estarmos aqui, POR UMA LISBOA COM SENTIDO. Que esta prova de afirmação da verdade possa dar força a quem tem de lutar contra a mentira. Temos tido anos de falsidades mas isso não verga quem tem serenidade na sua consciência e determinação nas suas convicções.
Neste espaço vamos querer ouvir. Responder, debater. Mas não vamos atacar nenhuma pessoa, nem sequer quem tenha por hábito ofender. Não somos ingénuos nem anjos. Mas temos mais, muito mais a que dedicarmos a nossa atenção.
Ambiente e eficiência energética: uma questão de civilização, já mesmo de sobrevivência. Por isso, a nossa prioridade cimeira.
Repovoamento e reabilitação: uma questão de consciência, pelos deveres que temos com a nossa cidade e com aqueles que lhe querem pertencer.
Acessibilidades e eliminação das barreiras arquitectónicas: uma questão de dever comunitário pelos direitos de todos.
Boa mobilidade e uso sistemático dos transportes públicos: uma questão de método e de qualidade no quotidiano.
Humanidade e inclusão social: uma questão de princípio para quem pense nos que precisam de mais atenção e mais cuidado.
Muito, muito mais há para dizer. Mas, principalmente, para fazer. Com boas contas. Sim, com boas contas. Orçamentando sempre os projectos que vamos apresentar. Com motivação, com orgulho, com entusiasmo.
Porque é sentido o que dizemos: vamos dar sentido às coisas. O sentido da Democracia só existe quando as palavras não são ditas ou escritas em vão. Principalmente, no momento nobre de uma eleição.
Pedro Santana Lopes
P.S. - Continuamos nos próximos dias com os Cinco SENTIDOS

31 comentários:

Anónimo disse...

FORÇA DR SANTANA LOPES. ESSES XUXALISTAS CORRERAM CONSIGO DE UMA FORMA VERGONHOSA, MAS CHEGOU A ALTURA DE SE FAZER JUSTIÇA..

João disse...

Apesar de me considerar muito bem servido no Porto, tenho pena de não poder votar em Lisboa neste caso.

Boa sorte!

Anónimo disse...

Boa sorte!
Um abraço de Águeda.
Um admirador.

Anónimo disse...

Lisboa precisa de muita coisa. Especialmente desde ha uns anos para cá... A sua volta será a esperança que todos os lisboetas precisam para contrariar o pessimismo que grassa na cidade, esta cidade que amamaos e que tão mla tratada tem andado pelo braço-direito de Sócrates. Sim , pois nãopodemos esquecer que Costa não é mais que um lacaio de Socrates, que pretende impor o seu jugo sobre tudo e todos. A ISTO DIZEMOS NÃO. Mesmo que o país volte a cair, Lisboa vai ser um polo de esperança e de optimismo. Consigo, com a sua energia, convicção e obra. Força PSL. Pela nossa Lisboa (que bem precisa)

Anónimo disse...

Lisboa está a fechar portas? Experimentem ir ali para os lados da Rua dos Fanqueiros e vão ver o que é uma das ruas mais comerciais da nossa cidade completamente fechada, abandonada, morta.
E o que faz o Dr. António Costa? Nada. E o que faz o Estado? Nada. Salva Bancos que estão na falência por gestão danosa. Salva as fortunas dos que mais têm. Sr. Dr. Santana Lopes, Portugal precisa de si!

Anónimo disse...

Já viram como Lisboa está esburacada? Há anos que Lisboa mais parece um passador do que uma capital europeia...

Anónimo disse...

Está esburacada mas o António Costa já mandou "tapetear" a Av. Almirante Reis esta semana. Estas manobras pré-eleitorais já não caem tão bem no eleitor lisboeta, que de parvo não tem nada.
Os lisboetas pediram há muito tempo que esta via fosse tratada e, exactamente agora que a CML não tem dinheiro, é que Costa decide mexer-se? Este abuso do dinheiro do contribuinte a ser utilizado como ´veículo de campanha é vergonhoso!

Luís Pedro Antunes disse...

Peço desculpa mas não há nada que faça mais sentido do que o seu regresso. Não há nada que faça mais sentido do que o sentido do meu voto nas próximas autárquicas em Lisboa. E o meu sentido é o seu. Vai fazer sentido ganhar Lisboa. Porque se você ganhar Lisboa, quem ganha são os lisboetas.

Maria Reis disse...

Dr. Santana Lopes, eu já há muito tempo que o esperava. Na minha linda freguesia, no mercado e nos cafés, as pessoas já há muito tempo que suspiravam pelo seu regresso a esta cidade. Agora olham os pobres de lado, não nos atendem, parece que têm nojo de nós. Obrigado por estar disponível para voltar a olhar por quem mais precisa.
Votos de bom trabalho

Duarte CMR disse...

Já longa se tornava a espera. Quem espera, desespera. E cidade já tinha começado a entrar em desespero. Mas valeu a pena esperar, por si, dr. Pedro Santana Lopes. Confio na sua palavra, porque é verdadeira e pode contar com o meu apoio.

Cláudia Silveira disse...

Eu sou enfermeira num hospital que não quero mencionar o nome. O que lhe digo é que, de acordo com os meus conhecimentos, Lisboa a continuar com o António Costa vai continuar a morrer aos poucos, vítima de doença prolongada. Que você tenha muita saúde para voltar a dar vida à cidade. Cumprimentos.

Unknown disse...

DRº PEDRO SANTANA LOPES
TEM O MEU APOIO PARA LISBOA JÁ MOSTROU QUE É CAPAZ DE MUDAR LISBOA E MUDAR PARA MELHOR.
UM ABRAÇO E VÁ EM FRENTE, TEM AQUI A SUA GENTE.

ANTONIO BORGES

Clube dos Pensadores disse...

O poder do exemplo acima de tudo e sempre .

E não o poder de dizer ... e depois não fazer.

Força , vamos em frente.

Unknown disse...

É uma vergonha que os políticos gastem os dinheiros públicos para fazerem túneis e piscinas para os pobres em vez de fazerem o seu trabalho. Será para isso que são eleitos?

Anónimo disse...

Dr. Pedro Santana Lopes bem-vindo de novo ao seu mundo.
Por muito que o quisessem ver derrotado não o conseguiram e isso sim já é uma vitória, a outra vitória também já está perto, que é o regresso à casa de onde nunca deveria ter saído, pelo menos naquela altura.
Uma palavra para todos os Lisboetas em geral, para que não façam o mesmo erro que o País fez aquando das eleições de 2005.
Um grande abraço e todo de bom.

Ricardo Araújo.

Anónimo disse...

Dr.Pedro
Não lhe dou os parabéns pois faz anos dia de São Pedro e ainda não é nem dia de Santo António,mas digo-lhe uma coisa.Isto promete e se já havia nervos no PS,agora devem estar em frangalhos.Hoje já se viu A.Costa de pincél na mão a pintar paredes na rua,deve ser derivado aos nervos.A tinta apaga os grafitis mas é paga pela Câmara,como será boa parte da campaña....que vergonha...Força que desta vai para ficar!!!!
Luis Silva

Marco Lemos Pina disse...

Dr. Pedro Santana Lopes

Não o apoio, pelo facto de simpatizar consigo. Apoio-o sim pela convicção que tenho que o senhor é capaz de fazer. E o que faz normalmente é bem feito.
Lisboa precisa de si!
Conte comigo

Um abraço

Anónimo disse...

Pedro Santana Lopes espero que não seja eleito, nem o Sr. nem o Sr.Costa. A sua filosofia de governação está de acordo como diz o chavão, "obra feita", literalmente relacionada com obra de betão suficientemente vistosa e com a plaquinha de marmore com seu nome inscrito,isto mesmo que ajude a endividar mais ainda a camara. Esta é a cultura de praticamente todos os autarcas deste pais, que com uma mistura de mau gosto e narcisismo vão destruindo este pais com as sua artes camararias.

Anónimo disse...

Brilhante texto de abertura. Boa sorte!

Ricardo Carvalho disse...

Dr. Pedro Santana Lopes

Lisboa precisa de um novo projecto, de uma nova equipa, de um novo sentido, o do progresso!
Acredito na sua capacidade, como já provou também em Lisboa, para re-colocar Lisboa no sentido certo!
A juventude está consigo!
Juntos vamos mudar Lisboa!
Juntos vamos dar um novo sentido a Lisboa!
Cumprimentos,

Anónimo disse...

Será que faz sentido? O voto o dirá!

Anónimo disse...

POR UMA LISBOA COM SENTIDO... Vamos ganhar Lisboa... dando sentido às coisas...

Belíssimo texto Drº Santana Lopes.

Apesar de não ser de Lisboa, admiro o seu trabalho há imenso tempo.

Confio em SI, para renovar Lisboa...

Um abraço

Gonçalo Silva, 27 anos, Alcobaça

Anónimo disse...

Caro PSL,
Parabéns pelo Blog e pelas linhas programáticas da sua candidatura - valem pelo conteúdo e pela forma.
Este seu blog merece e precisa de ser devidamente divulgado, nem que seja com publicidade paga.
Abraços.
AAA

Anónimo disse...

Caro PSL,
Não sei se vai conseguir ganhar estas difíceis eleições, mas espero que consiga, para bem de Lisboa e do País.
Desta vez, julgo que deveria assumir um compromisso de honra de permanecer um ou até dois mandatos à frente dos destinos do Município. (E duvido que o seu principal concorrente queira fazer o mesmo...)
Já é tempo de Lisboa voltar a ter à sua frente alguém que queira ser Presidente de Câmara e não faça do Município um trampolim para outro cargo qualquer.
Lisboa tem de ter um Presidente a tempo inteiro, o tempo todo!
Abraços.
AAA

Anónimo disse...

Caro PSL,
É muito interessante constatar o pessimismo e o medo que o Dr. António Costa e esta "frente-pouco-unitária-de-esquerda-anti-PSL" têm de concorrer contra si e perder.
É bom sinal para si...
Abraços.
AAA

Anónimo disse...

A candidatura de Carmona Rodrigues - não acredito!

Ficámos hoje a saber que Carmona Rodrigues pondera a hipótese de vir a candidatar-se à Câmara de Lisboa, com o objectivo de dividir o centro-direita e, assim, fazer perder PSL e ajudar António Costa a ganhar.

Ao que parece, CR contaria com o apoio empenhado de António Costa.

Devo dizer que não acredito.

Primeiro, porque não me parece que um homem que foi ministro e presidente da CML e que, até há pouco, jurava que se queria dedicar ao ensino e à vida profissional, alinhe numa campanha orientada por objectivos negativos e de vingança pessoal, o que, certamente, mais cedo ou mais tarde, o faria ter vergonha de um acto indesculpável no plano político e no plano ético.

Segundo, porque CR sabe que poucos se esqueceram das trapalhadas em que se meteu e em que meteu a Câmara, por não ter tido a coragem e a dignidade de defender a sua equipa dos ataques de Marques Mendes, deixando colaboradores próximos (Gabriela Seara e Fontão de Carvalho), para depois se deixar cair a si próprio e à Câmara.

Terceiro, porque ainda não está esclarecido o seu (provavelmente inocente) envolvimento com a Bragaparques e Domingos Névoa no "caso Parque Mayer".

Não, não acredito mesmo que CR pretenda meter-se no meio de uma renhida luta política e partidária, da qual sairá pior do que entrou.

Julgo, pelo contrário, que CR acabará por ter o bom senso de deixar a política para os políticos e de não se meter onde, agora, não é chamado.

Penso ainda, por outro lado, que AC pouco ou nada ganharia com uma candidatura de CR, porque não precisa e porque o povo facilmente entenderia este golpe baixo político e não deixaria de o penalizar nas urnas.

AAA

Anónimo disse...

REABILITAÇÃO, ASSEMBLEIA MUNICIPAL E PROPAGANDA...
UM COMENTÁRIO

Não é normal que o PS e António Costa procurem condicionar a Assembleia Municipal na decisão relativa ao financiamento de obras de reabilitação, com eventos de promoção e meios publicitários de vulto.

Creio mesmo que não há antecedentes de uma pressão como esta no Município de Lisboa, pressão que é, no mínimo, politicamente ilegítima e eticamente condenável.

Até parece que a intenção do PS e de AC, sendo uma óbvia provocação à AM, é precisamente a não aprovação da proposta em causa e uma cuidada preparação de uma reacção política contra PSL. De outro modo, este seria um tempo de informar, esclarecer, negociar e influenciar as forças políticas da AM, no sentido da aprovação da proposta da Câmara. Não de o fazer na rua e em cerimónias de falsa aparência institucional.

Não é bonito, não fica bem a AC e dá uma péssima imagem do Município.

E isto deveria ser devidamente denunciado, como uma acto de pouca seriedade política, motivada pela proximidade das eleições e de um combate político que se prevê disputado.

Finalmente, poderá ainda perguntar-se a este propósito: por que razão só agora, já sem tempo para quase nada, se avança para um programa destes, depois de dois anos de um tranquilo adormecimento?

Não faz sentido pois não?

AAA

Vasco Morgado jr disse...

E lá vem o Parque Mayer à baila outra vez...



Lá vão os tempos em que o PS criticava a posição assumida por Pedro Santana Lopes em relação à revitalização do Parque Mayer, ora era populista, ora era eleitoralista, ora era apenas contra por ser...



Qual não é agora o meu espanto (Bem, pensando bem não é espanto nenhum...) quando o actual Presidente da CML, resolve tratar da mesma forma o velho Parque Mayer... Ao que sei aproxima-se 3 meses de festa no Parque, o dinheiro do Casino de Lisboa que tanto jeito deu congelar enquanto Ministro da Administração Interna, e que miraculosamente se descongelou quando na Camara posse tomou. (se calhar avariou o congelador?)



Portanto bem ao estilo "made in USA" vai o PS usar mais uma vez as ideias de outros com pompa e circunstância de eleitoralismo e oportunismo a passar pela utupia do próximo Capitolio ( que passa a ELEFENTE BRANCO como já referi num post anterior ) isto até tem uma frase feita há muito... "COM AS CALÇAS DO MEU PAI EU SOU UM GRANDE HOMEM....".



Quando o Sr. Presidente da Republica vetou o Casino no Parque com a desculpa do jogo próximo dos jogadores... O PSD como educado que é, aceitou esse veto e partiu à procura de uma nova solução... Mesmo quando sabia que o lugar certo do Casino era o PARQUE MAYER, e sim era a única solução viável tanto economica como socialmente, mas não interessava ao PS porque dava a recondução automatica de sucessivos presidentes de Camara e talvez quem sabe de um ou outro Governo (SIM, PORQUE O PARQUE MAYER É IMPORTANTE PARA O PAÍS... QUER QUEIRAM OU NÃO...).



Portanto dá-me um certo gozo ver que afinal as ideias do PSD e em particular as de Pedro Santana Lopes só são boas quando é o Ps a tentar fazer passar a ideia que são eles a fazer...

Anónimo disse...

Caro PSL,
1. Excelente entrevista a sua, na passada 4ª feira à Ana Lourenço (que, como sempre, também esteve muito bem...). Está em grande forma!
2. Se o que disse e a forma como o disse se mantiverem até Outubro - e tudo indica que sim -, pode começar a preparar-se para governar a Câmara, que bem precisa de alguém que a ponha a funcionar, ao serviço de uma visão e de uma estratégia orientadas pelos interesses da Cidade, de quem nela mora e trabalha e de quem a visita. O que, infelizmente, não tem acontecido.
3. Agora que a falsa questão das dívidas e das contas do passado parece estar esclarecida, sempre convirá não esquecer que a diferença entre o Presidente da CML e um contabilista é isso mesmo - um é o Presidente da CML e o outro é o contabilista. E é do primeiro que temos sentido a falta...

Abraços.

BBB

Fernando Mendonça disse...

A campanha vergonhosa do PS (António Costa) não pode passar impune.Diariamente há ataques pessoais e traiçoeiros.O Dr.António Costa manda calar o Dr.Pedro Santana Lopes,à boa maneira socialista que se julga detentor da verdade.Força Dr.Pedro Santana Lopes.Lisboa terá de ser a capital a ombrear com as outras capitais europeias.O Dr. António Costa tem emporcalhado Lisboa,que está cada vez mais suja.

Anónimo disse...

Dr. Santana Lopes
Que grande "banho" que o senhor deu ao Sr. Costa ontem na televisão.
Não acredito que os lisboetas sejam tão estúpidos que ainda vão dar algúm voto ao actual Presidente.
As estatísticas estão certamente manipuladas.
No domingo é que saberemos a verdade. ;)
SORTE E FELCIDADES!


Uma cidadã espanhola que tem muita pena de não poder votar-lo-