Dia Mundial do Teatro

Efeméride festejada, tradicionalmente, neste dia, desde 1961.
É um dia especial para nós, que sentimos um grande carinho pelos protagonistas desta arte, nomeadamente os actores, a quem, muitas vezes, a nossa sociedade não é capaz de corresponder com o devido reconhecimento.

Acima de tudo, este dia deve ser aproveitado para reflectir sobre a realidade presente e perspectivar o futuro do Teatro, que queremos ainda mais incentivado.
Aproveito esta oportunidade para fazer um convite a todos, para que encham os vários teatros de Lisboa e do País.
Porque não há arte tão próxima e intimista como uma peça de teatro.
Porque os nossos teatros têm um carregadíssimo valor simbólico para o País.
Porque é uma das mais nobres formas de divulgação da Língua Portuguesa.
E porque o Teatro português, por mérito do trabalho das actrizes, dos actores e de todos os que trabalham nesta arte, está ao nível do que de melhor se faz por esse Mundo fora.

15 comentários:

Anónimo disse...

sem dúvida que o teatro que por cá se faz deveria merecer melhores políticas de cultura! e neste sentido, Portugal está despido de políticas de cultura e limita-se a dar uns tostões aqui e outros acolá. Era importante que o projecto do tempo do Santana Lopes do Parque Mayer fosse pa frente, caso contrário vamos continuar a ser uma cidade de quase só LA FERIA.
À que promover o teatro de revista e todas as tradições que criámos e desenvolvemos, sobretudo a revista que adaptamos de França. Quem conhece o teatro sabe que é um sonho para qualquer actor subir a um palco mas quando a plateia tem pouca gente dá pouco gosto de trabalharmos.
Hoje é DIA NACIONAL DO TEATRO!
VIVA O TEATRO!
Obrigado pelas suas palavras tão fraternas e tão suas!

Anónimo disse...

Excelente texto Dr.Pedro Santana Lopes..

É uma pena que o nosso povo seja, cada vez mais, conhecido como um povo inculto lá fora, e isso é culpa dos governantes que não dão o apoio e propaganda merecidos às artes e tradições,como o teatro. É uma pena que os governantes de hoje em dia se preocupem mais em atentados contra a lingua portuguesa como é o acordo ortográfico em vez de elevá-la através de grandes obras culturais..
Como cidadão de lisboa,fico feliz por um candidato se preocupar com a cultura. Sem esta, nunca passaremos da mediania..
Sinceros Cumprimentos

João Faria

Anónimo disse...

Há que enaltecer tão nobres iniciativas visto que cada vez mais os teatros dão lugar ao cinema, e de forma que a tendência se inverta é necessário valorizar a tradição, tao bela e profícua: o TEATRO!

Anónimo disse...

Boa noite

Eu sou daqueles que odeia a política e ainda mais odeia os políticos mas sou um apaixonado pela literatura,pela música,cinema e pelo teatro.
Como milhares e milhares de pessoas estou desempregado e concorri a vários castings mas não passei em nenhum porque há sempre poucas vagas e só ficam os fora-de-série e por isso é claro que concordo consigo pois,as peças são autênticas obras de arte.
Há pouco teatro,há pouca gente a ir ao teatro e os que trabalham e vivem do teatro vivem mal embora façam belissimas interpretações dos personagens.
Eu acho que devia haver mais escolha e o seu projecto do Parque Mayer era uma luz que víamos ao fundo de um tunel(que não é o do Marquês de Pombal)...
Eu continuarei à procura de alguém que queira que eu trabalhe,mas até lá,é preciso que as entidades competentes façam o seu trabalho e INCENTIVEM o teatro!
Deixe-me concluir dizendo-lhe que:

"um homem humilha-se se lhe castram os sonhos,
seu sonho é sua vida e vida é trabalho
e sem o seu trabalho um homem não tem honra
e sem a sua honra morre-se,mata-se."

Francisca Azevedo disse...

Não é só aos actores que a sociedade portuguesa não trata com o "devido reconhecimento" pois excepção feita a alguns actores de teatro que são muito conhecidos publicamente pelo trabalho anteriormente feito em televisão, ninguém dá valor aos artistas em geral.
Nós somos um país de poetas e onde é que estão eles? Onde está o reconhecimento? Onde estão os encontros de poesia?
Na dança que é a minha área, não vejo eventos em Lisboa, que apenas dá algum destaque à música pela organização de concertos. Eventos não há excepto o Rock In Rio que agora até pode deixar de ser feito em Lisboa.
Não se deixe condicionar no futuro pelas forças de bloqueio que a única coisa que querem é não o deixar fazer nada!
É preciso muito mais seja da parte estatal seja da Câmara porque não há vida sem eventos como o teatro e não há teatro se não for mais chamativo. Uma outra coisa que eu gostava de alertar é o preço dos bilhetes que são muito caros nalgumas das salas de Lisboa e são impeditivos para o bolso de quem deixou de ser classe média/alta.
Bom fim-de-semana!

Francisca Azevedo

Maria Menezes disse...

João Faria: que eu saiba o acordo ortográfico é da autoria deste senhor.
Francisca Azevedo: eu queria oferecer um bilhete ao meu namorado, de teatro em Lisboa e sabes quanto custava? 40 eurotes! Depois queixam-se que têem as salas vazias...

sempre camarada disse...

é claro que não há texto, palavra, artigo nenhum que seja assinado pelo Santana Lopes que não tenha um comentário qualquer com a PORCARCIA do hino do menino guerreiro! Lá vem o regresso da Floribela!!!!!

Claudete Paiva disse...

Estes tipos são do melhor... Faça-se o que se fizer, diga-se o que se disser, quando querem mandar abaixo mandam sem saber porquê.
Podemos não gostar de Santana Lopes, o que do meu lado é verdade,mas que ele foi um dos poucos que defendeu e defende a Cultura em Portugal.
O que é que isto tem a ver com o "Menino Guerreiro"? Só mesmo o chamar de novo a confusão....

Cristina Moita disse...

Maria Menezes,

Julgo que é melhor infomar-se melhor antes de falar...

Anónimo disse...

Como no passado , mesmo sendo um emigrante
portugues ha muito e muito tempo , nao deixo de
apoiar o "menino guerreiro" se e assim que lhe
chamam por ai. Para mim e o mesmo apoio de sempre
e redobrado ao Pedro Santana Lopes.
Por um Portugal de Abril
Manuel Baptista Cristiano
23 Priestwood Court Road
Priestwood
Bracknell Rg42 1tu Uk England

manuelservices@web.com.na

Maria Menezes disse...

olhe que eu acho que é mesmo ele o responsável...

Anónimo disse...

Desculpe mas não entendi: responsável de que?

Cristina Moita disse...

Acha ou tem a certeza?!

Investigue pff...

EPB disse...

Com muita pena minha vi cairem por terra várias ideias fabulosas para várias das artes que se falaram não só no post como também nos comentários: o polo cultural, onde iria ficar uma enorme biblioteca(que vi na televisão que este executivo deixou caír), o Parque Mayer(que não consigo ainda perceber porque é que não avançou) entre muitas outras.
Há muito por dizer mas há ainda mais para fazer no que respeita a qualquer uma das sete artes e esta é uma das razões que vai fazer com que eu vote no Santana!

Saudações lisboetas, sociais-democratas e claro leoninas

Eduardo

Hélder Bruno Martins disse...

Caro Dr. Pedro Santana Lopes,

não sou eleitor de Lisboa, mas não votaria em si. Não duvido que seja uma excelente pessoa, nem sequer é isso que questiono, claro!
Reconheço as suas capacidades de comunicação, de auto e hetero-sugestão o que faz com que se convença a si e também a alguns outros que está no caminho certo.

Enquanto político, apenas e só, evidentemente, não lhe identifico qualidades para desenvolver uma estratégia assertiva para Lisboa - a capital do meu país.

É fácil apresentar obra com financiamento de privados, empréstimos bancários e endividamento público... que, mais cedo do que mais tarde, será pago por nós, contribuintes, e pelas gerações futuras.

Foi assim que fez na Figueira da Foz, foi assim que fez em Lisboa e, se vencer, será assim de novo em Lisboa. Ou será que recorrerá a modelos sustentados e sustentáveis?

Não me parece: estamos numa alteração do paradigma socioeconómico e o PSD, partido neo-liberal, também e acima de tudo ao nível económico, não está preparado para governar nos contextos da actualidade... por razões óbvias que se prendem precisamente com a alteração do paradigma socioeconómico e dos mercados financeiros mundiais e cuja responsabilidade da crise actual reside exactamente no neo-liberalismo económico e nos seus seguidores.

Para além disso, não posso deixar de expor a minha profunda inquietação por duvidar da sua preparação cultural, geral. Um Presidente de Câmara, ainda mais da capital de um país, deve ser culto, cosmopolita, bem informado, actualizado, política, técnica e cientificamente bem preparado.

Eis que na minha memória guardo uma péssima recordação de V. Exa. enquanto Secretário de Estado da Cultura... O erro é tão grave que não é uma simples "gaffe"... Aliás, é tão grave quanto gestos nada próprios na Assembleia da República. A diferença é que o Ministro da Economia deixou obra e fez história e V. Exa. apenas fez história e pelas mais graves razões.
Como reconhecerá, esta "gaffe" seria bastante para se retirar da vida pública nacional, principalmente política... Atitudes como esta trouxeram paulatinamente a descredibilização da classe política...

Ninguém, minimamente interessado pela sua actividade política, ninguém minimamente culto, nenhum leitor minimamente assíduo (muito menos um Secretário de Estado da CULTURA) teria afirmado que Chopin escreveu concertos para Violino!!!

Bm sei que devemos pensar no Futuro. No entanto, duvido que V. Exa. tenha tentado colmatar estas lacunas, o que é evidente nos seus discursos!

Já lá vai o tempo em que o mérito era condição básica para se alvitrar ser político; agora parece ser o oposto.
Até que o povo queira, claro!

Com os melhores cumprimentos pessoais,

Hélder Bruno Martins